Dependência Química


O que é dependência química

A dependência química (ou dependência física) é um estado resultante do uso habitual de uma droga, no qual existem sintomas físicos negativos de abstinência quando há interrupção abrupta.

Diferença de dependência química e vício de drogas


A dependência química é diferente de vício. O vício é geralmente caracterizado pela necessidade compulsiva pela droga, enquanto a dependência química é definida pela tolerância à droga e sintomas de abstinência quando há descontinuidade no uso. O vício de drogas é considerado um estado patológico.

Drogas que causam vício e dependência química


As drogas que sabe-se causam dependência são as ilegais assim como alguns remédios vendidos sob prescrição médica, álcool e nicotina. Entre as drogas que causam dependência estão:

Estimulantes:
* Anfetaminas e meta-anfetaminas.
* Cocaína.
* Nicotina.
* Maconha.

Sedativos e hipnóticos:
* Álcool.
* Barbitúricos.
* Benzodiazepinas.
* Metaqualona.

Opiatos e analgésicos opióides:
* Morfina e codeína.
* Opiatos semi-sintéticos como heroína
* Opiatos sintéticos como fentanil.

Sintomas de abstinência decorrente de dependência química

Os sintomas da abstinência incluem elevação dos batimentos cardíacos e/ou pressão sanguínea, sudorese, e tremores. Sintomas mais graves que precisam de cuidados médicos imediatos incluem confusão, alucinações e convulsões.

Tratamento da dependência química

O tratamento da dependência química depende da droga cujo uso está sendo eliminado e geralmente inclui a administração de outra droga, especialmente para substâncias que podem ser perigosas quando têm seu uso abruptamente descontinuado. O tratamento geralmente requer a iniciação e então a diminuição gradual de medicação que tem ação similar no cérebro porém meia-vida maior.

Um comentário:


  1. Série drogas que causam dependência: Tudo sobre o Crack.
    http://blog.viversemdroga.com.br/serie-drogas-que-causam-dependencia-tudo-sobre-o-crack/

    ResponderExcluir